sábado, agosto 16, 2008

CRÔNICA 1

HOJE É O ECLIPSE

Li que eclipses são importantes na astrologia. Simbolizam o final de uma fase e o início de outra. Se será melhor, pior, a informação relevante, ninguém diz ou assume não saber. Aguardo ansioso. Para alguém que vive de promessas, sobrevivendo à realidade que não corresponde às expectativas, é uma grande oportunidade.
Pesquisei mais e descobri que o Arpoador é o melhor lugar para observar o fenômeno. Será parcial e começará assim que a lua surgir. Estarei lá. Eu e várias pessoas, cada um com suas razões. O próximo ocorrerá em 2009; é muito bonito; um bom assunto para conversar no jantar ou no bar; uma ocasião para levar seus amantes e cristalizar o sentimento, como se aquilo fosse apenas para os dois e os outros meros coadjuvantes, penetras numa festa particular. De alguma forma inconsciente, todos parecem saber que é uma nova era está surgindo e não querem perder o ritual de passagem.
Para onde vamos? O que acontecerá com o mundo? Como nossos corações e mentes reagirão? Reconheceremos nossos erros? Seremos pessoas melhores ou mergulharemos no abismo? Ao encarar o fundo do poço elevado aos céus, com o contorno de uma faísca branca, o que faremos? Abraçaremos as trevas ou nos agarraremos àquele resquício de luz? Onde está a redenção? Na escuridão, onde todos são cegos e iguais, ou na luz, tão bela e dotada da capacidade de criação? Queremos fraternidade ou renovação? O resumo de todas as dúvidas de uma nova época, que só agora ganha formas.
Quando a Terra estiver Sol e Lua, a porta se abrir, algo sairá ou entrará. Tocará a todos nós. Se nossas mentes estiverem abertas, talvez nossos desejos se tornem reais. A imaginação se fortalecerá de tal maneira que se libertará e virá ao nosso encontro. Assim que encararmos nosso reflexo, em meio à transição, ele perguntará se o início é o fim ou fim é o início. Tremeremos, como seres de carne e osso. Talvez alguns escutarão a pergunta, outros estarão presos demais no evento para prestar atenção.
Eu fecharei meus olhos. Me ajoelharei, juntarei minhas mãos com força, rezando. Trincarei os dentes. Não me importarei com a sujeira ao meu redor. Tudo para implorar perdão por todas essas coisas que eu fiz. Assumo minha culpa. Fui dominado por obsessões de origem nebulosa. Quando tudo estiver quase escuro, responderei ao enigma, esperando não ser devorado no processo.
Vou querer que o eclipse acabe logo. Preciso de luz.

9 Comments:

Blogger Rodrigo Gameiro said...

Sem eclipse e sem culpa.
Sem espera. Quero ela agora!!

3:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Ribas,

Recebi sua sugestão de passeio virtual por e-mail, dei um pulinho rápido no blog e gostei demais da carta dedicada ao seu pai, lindona.

E passando o olho npelo artigo sobre o Glauber Rocha, achei por bem fazer-lhe uma sugestão: dividir o texto, como faço no blog do clube da leitura, para que não atrapalhe a visualização geral do blog, de modo que quem quiser cair dentro possa clicar em "read more" para ler o texto na íntegra. No WordPress basta escrever, no ponto que se quer partir o texto, o comando: < ! - - m o r e - - >
(sem os espaços entre as letras)

Um abraço,

Maurício

5:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Salve, meu caro. Assim como o Maurício sigo o convite feito por e-mail. Há controvérsias se o Arpoador é o melhor lugar. Vi do Morro da Urca. Foi fantástico. A lua estava eclipsando bem ao lado do Pão de Açúcar. Duas coisas (o e Pão e a Lua) que já são espetaculares por si próprias formam uma terceira coisa fantástica, que é o conjunto dessas duas maravilhas, somado, ainda, ao reflexo da Lua reduzindo-se e depois ampliando-se novamente na água. Segundo os pesacadores de Mar Morto, na verdade somos tolos de achar que é o reflexo da Lua. Se trata, na verdade dos cabelos de Janaína (Iemanjá) que vem ver a Lua. Adoro essa interpretação. Sempre penso quando vejo o reflexo da Lua no mar, digo, os cabelos de Janaína. Forte abraço.

10:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

gostei do texto inicialmente, mais dpois ficou confuso, misturado e a conclusao morbida...

3:03 PM  
Blogger andré mielnik said...

"Se nossas mentes estiverem abertas, talvez nossos desejos se tornem reais."
Experimente também com o coração aberto.

3:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

bem interessante. expressionista, forte.

2:40 PM  
Blogger . fina flor . said...

poxa, acredita que perdi =/

querido, obrigada pelo comentário no Fina Flor, fico feliz que tenha gostado do texto! ele está na peça que escrevo no momento.

quando for fazer uma leitura, te chamo.

beijocas

MM.

3:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

E eu chovendo no molhado, falando da importância de fazer um blog... Parabéns pelo espaço e pelo olhar crítico, coisa rara hoje em dia!

beijo e boa sorte nos seus trabalhos

3:46 PM  
Blogger Thera Fajyn said...

Bah, eu não ligo para essas coisas. De qualquer forma já passou.

Isso aqui anda abandonado pelo que eu vi hein?!

bjs

2:26 PM  

Postar um comentário

<< Home